De: Sen. Cristovam Buarque
Assunto: Gabriel Reis
Para: gabrielventania@hotmail.com
Data: Terça-feira, 6 de Outubro de 2009, 14:42
Assunto: Gabriel Reis
Para: gabrielventania@hotmail.com
Data: Terça-feira, 6 de Outubro de 2009, 14:42
Querida turma do Blog Antigo ou Moderno,
Dei uma olhada no Blog de vocês, e fiquei muito feliz com o que vi. É sempre muito bom quando a gente vê uma garotada consciente se manifestar, disposta a ajudar os demais colegas a se tornarem conscientes também.
Fiquei especialmente contente ao ver vocês brigando para tornar uma realidade também em Florianópolis o respeito à faixa de pedestre. Acreditem: isso é possível.
E, aqui em Brasília, foi também fundamental a adesão das crianças à ideia para que ela se concretizasse.
Como a coisa aconteceu em Brasília? Quando eu me tornei governador, o Distrito Federal era um dos lugares com trânsito mais violento em todo o Brasil. Iniciou-se, então, uma campanha muito forte pela paz no trânsito, uma ideia do governo que a TV Globo e o principal jornal da cidade, o Correio Braziliense, encamparam. Sem a ajuda deles, não sei se teria conseguido conscientizar as pessoas. Começamos a pensar em ações para diminuir a violência no trânsito. Foram instalados os pardais (os controladores de velocidade nas vias) e se criou um sistema mais rigoroso de multas. Mas queríamos uma coisa mais forte. Daí, surgiu a ideia de criar as faixas de pedestre.
Quando lancei a ideia, não foram poucos os que disseram que seria uma loucura. Um perigo. Que as pessoas iam ser atropeladas nas ruas. Mas fizemos. No começo, colocávamos servidores do Detran nas faixas, fantasiados de palhaços, orientando os motoristas. Logo, as crianças aderiram, e cobravam dos pais que parassem nas faixas. Em coisa de dez meses, a ideia pegou de vez. E se tornou um orgulho do brasiliense. Hoje, o cidadão da cidade se orgulha de morar numa cidade que tem esse hábito de primeiro mundo, uma cidade onde o carro pára na faixa para o pedestre passar. Tanto que, depois que eu deixei o governo, a pessoa que me sucedeu quis acabar com a faixa, e a população não deixou.
Fico feliz de ver que vocês estão fazendo a sua parte aí em Florianópolis. Acreditem mesmo em vocês. É assim que mudaremos o País.
Um grande abraço para vocês, e um abraço especial no Gabriel.
Cristovam Buarque
parabens pela sua iniciativa, estou orgulhosa deste grande incentivador de causas nobres!!!!
ResponderExcluirValeu o trabalho de voces, o reconhecimento não é só meu, mas de alguem que foi governador do DF e lutou pela melhoria no transito, através de campanhas educativas.
ResponderExcluirReconhecimento mais que merecido galera!
ResponderExcluirE muito bom poder saber de outras realidades, como a apresentada pelo Cristovam Buarque sobre o trânsito em Brasília.
bjosss
Huum, Gabriel, que legal o blog! Interessante o projeto de vcs! Assuntos importantes como o trânsito tem sido tratado por vocês de forma séria e consciente. Aqui em Brasília respeitamos a faixa de pedestre, graças a um projeto de conscientização e educação feito durante o governo do Senador Cristovam Buarque. Hoje damos lição de cidadania e nos tornamos exemplo para muitas cidades do Brasil. Florianópolis é uma cidade limpa só falta um projeto de conscientização para que o respeito à faixa também seja uma realidade para vocês. Levantem essa bandeira!!
ResponderExcluirAbraços, Eliene (professora de História da Secretaria de Educação do DF)
GABRIEL, PARABÉNS PELO BLOG. GOSTEI, MUITO INTERESSANTE E EDUCATIVO! SEREI LEITORA DE VOCÊS DAQUI PARA A FRENTE. PARABÉNS A TODOS OS CRIADORES DO BLOG E EM ESPECIAL PARA VOCÊ GABRIEL! BEIJOS, ELIANE DE BRASÍLIA
ResponderExcluir