Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010


Dilma Vana Rousseff, é uma economista e política filiada a partido dos trabalhadores (PT). Depois de 33 homens presidentes é a primeira mulher presidente da republica do Brasil. Nomeada ministra-chefe da Casa Civil durante o Governo Lula, e secretaria estadual de minas de energia do Rio Grande do Sul.
Em 2009, foi incluída entre os 100 brasileiros mais influentes do ano, pela Revista Época e, em novembro do ano seguinte, a Revista Forbes classificou-a como a 16ª pessoa mais poderosa do mundo.

Multas eleitorais
Dilma foi à primeira candidata a presidência a receber multa eleitoral por propaganda irregular na eleição de 2010. A primeira multa, de cinco mil reais, foi em 13 de maio de 2010, após o TSE analisarem o programa partidário veiculado pelo PT em dezembro de 2009 e considerar que houve propaganda antecipada em favor de Dilma.

Eleição
No dia 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff foi eleita presidente do Brasil, cargo a ser ocupado pela primeira vez na história do país por uma mulher. obteve 56,05% do total de votos válidos.E fez seu primeiro pronunciamento como presidente eleita do Brasil.
"Vou fazer um governo comprometido com a erradicação da miséria e dar oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Mas, humildemente, faço um chamado à nação, aos empresários, trabalhadores, imprensa, pessoas de bem do país para que me ajudem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário